SOBRE A EMPRESA

Missão

Missão

A Schaeffer Óleos Vegetais, tradicional indústria focada no beneficiamento de linhaça e extração de óleo desta oleaginosa, tem como missão: a melhoria contínua do padrão de qualidade dos seus produtos, satisfazendo seus clientes e gerando resultados que acresçam valores aos seus sócios, colaboradores, parceiros, comunidade e sociedade como um todo.

Visão

Visão

Alcançar a excelência nas atividades que desenvolve, tornando-se referência no mercado em que atua.

Valores

Valores

Credibilidade;

Ética e Respeito - (realizar ações claras e justas);

Qualidade;

Responsabilidade Social - (contribuir para o desenvolvimento da sociedade);

Trabalho em equipe - (estar comprometido com a empresa, com projetos e ações da organização);

Conheça a Schaeffer

Conheça a Schaeffer

De uma ideia nasceu a semente de um negócio, que se transformou em um negócio de semente. Assim poderia ser resumida a história da Schaeffer Óleos Vegetais, empresa sediada em São José do Hortêncio (RS).

Em meados da década de 50, num moinho tocado por roda d' água, encontraram Arnildo Schaeffer e seu cunhado Egydio Gaspar Leão, outras aplicações para aquela primitiva usina de energia, dentre as quais lhes chamou atenção a extração de óleo vegetal a partir do amendoim. Fizeram algumas experiências e cálculos, daí surgindo a ideia de produzir óleo e farelo a partir desta oleaginosa. Assim, em 08 de julho de 1957 foram arquivados na Junta Comercial do Estado do RS, os atos constitutivos da INDUSTRIAL E COMERCIAL DE ÓLEOS VEGETAIS SCHAEFFER LTDA.

Edificaram um pequeno pavilhão industrial. Em anexo, levantaram um galpão de madeira e montaram uma pequena indústria para a extração do óleo e produção do farelo. Com exceção da prensa adquirida da Máquinas Piratininga (SP), todas a demais etapas do processo eram realizadas em equipamentos por eles mesmo idealizados e encomendados a mecânicos por vocação. O óleo, assim extraído era comercializado para uso em têmpera na indústria metalúrgica, já o farelo tinha demanda garantida junto aos produtores de gado leiteiro da localidade.

Nos anos 70, dado a pequena produção de amendoim no estado gaúcho, os empreendedores resolveram investir na extração de óleo da semente do linho. A partir dos anos 80, passaram a incentivar a cultura do linho na região nordeste do Estado, ao mesmo tempo em que iniciaram a comercialização de sua semente in natura.

A crescente utilização da semente do linho como alimento, tanto para o seu consumo direto, como insumo na indústria panificadora, adição a granolas e outras utilizações correlatas, foi imediatamente percebida por Clóvis, filho de Arnildo, passando a partir dos anos 2000, a comercialização da semente a ser a principal atividade da empresa. 

Interessado no assunto e aproveitando uma viagem de um familiar, Clóvis fez vir alguns quilos da espécie denominada Linhaça Dourada, de Montreal (Canadá), que plantou e reproduziu em um terreno de sua propriedade. Dali obteve uma quantidade maior que fez plantar junto a produtores rurais na região de Santo Ângelo (RS), sendo reconhecido como o introdutor do cultivo desta no Estado, no qual em 2006, foram colhidas as primeiras 100 toneladas de linhaça dourada. Com o falecimento de Clóvis em 2014, a empresa passou a ser administrada por seu irmão Rogério.

Incentivar a cultura do linho, através da distribuição de sementes de qualidade junto aos produtores do Estado (RS), adquirir destes a produção, extrair o óleo e comercializar a linhaça no mercado nacional são hoje as principais atividades da empresa. Os crescentes níveis de exigência sanitária, de disponibilidade imediata do produto, rapidez e garantia de fornecimento, com qualidade e em qualquer época do ano, são para a SCHAEFFER ÓLEOS VEGETAIS, a razão de sua existência.