![](http://linhacaschaeffer.com.br/upload/site_blogpost/14.jpg)
Fibras da Linhaça
Todos os alimentos de origem vegetal contêm variados teores de fibras dietéticas. Esta é uma das grandes vantagens no consumo destes alimentos, pois as fibras, embora não alimentem, são essenciais à saúde.
São chamados de fibras alimentares todos os polissacarídeos vegetais: celulose, lignina vegetal, hemicelulose, pectinas, gomas e mucilagens, que não são hidrolisados (até a obtenção da glicose) pelas enzimas do sistema digestivo humano. Existem dois tipos de fibras: as solúveis em água (hidrossolúveis) e as insolúveis em água.
As fibras solúveis em água são: as pectinas, gomas, mucilagens e algumas hemiceluloses. Elas retardam o esvaziamento gástrico e o tempo de trânsito intestinal, além de absorver a glicose e o colesterol, dificultando a sua liberação na corrente sanguínea. As fibras insolúveis em água são: a celulose, a lignina, a hemicelulose e os amidos resistentes (AR). São pouco fermentáveis e apresentam um efeito esponja no trato gastrointestinal, conferindo maior volume e fluidez no bolo fecal e reduzindo o tempo do trânsito intestinal.
Recomenda-se que ambos os tipos de fibras sejam consumidos. Por mecanismos diferentes e integrados, as fibras solúveis e insolúveis em água regulam o tempo de trânsito intestinal, aumentam o volume das evacuações, auxiliam no controle da glicemia, na redução dos triglicerídeos e do colesterol sanguíneo e no tratamento da obesidade.
As fibras alimentares também são conhecidas por seus efeitos benéficos na prevenção e no tratamento de várias doenças, como diabetes melito, aterosclerose, câncer de cólon, constipação, síndrome do intestino curto e doença diverticular dos cólons. O Instituto Nacional do Câncer dos EUA recomenda o consumo de 25 a 30 gramas de fibras por dia.
As fibras dietéticas contidas na semente de linhaça correspondem a cerca de 28% de seu peso seco. Relatórios sobre as proporções de fibras solúveis e insolúveis na linhaça variam entre 20:80 e 40:60, de acordo com o método utilizado na análise química e na extração das fibras. De qualquer forma, a fração de fibras insolúveis é a mais significativa (17 a 22%), e consiste de amidos resistentes (AR), celulose e ligninas vegetais. Já a fração de fibras solúveis em água é basicamente composta por gomas, mucilagens e pectinas, com teor de 6 a 11% e no qual iremos destacar em nosso próximo post. Não Perca !