![](http://linhacaschaeffer.com.br/upload/site_blogpost/16.jpg)
Principais propriedades das fibras insolúveis em água presentes na Linhaça
Celulose
A celulose é um polissacarídeo linear, de alto peso molecular, constituído pela junção de 300 a 15.000 unidades de glicose. É a substância orgânica mais abundante na natureza e o componente mais comum das paredes celulares das plantas. Pode ser encontrada em frutas com cascas, farinha de trigo e sementes. As propriedades mais importantes da celulose estão relacionadas com a suscetibilidade da molécula à hidrólise e, em segundo lugar, com sua capacidade de absorção de água.
Lignina vegetal
O termo lignina é proveniente da palavra latina lignum, que significa "madeira". É caracterizada por ser um complexo aromático (fenólico), no qual existem muitos polímeros estruturais (a família das ligninas). É a fibra mais abundante no mundo vegetal, além de ser a única fibra de composição não polissacarídica, mas formada por complexos ácidos fenólicos. É responsável pela rigidez da parede das sementes, originando material muito resistente.
As ligninas vegetais são fibras insolúveis e representam papel importante no transporte interno de água, nutrientes e metabólitos. Podem ligar-se aos ácidos biliares e outros compostos, como o colesterol, retardando ou diminuindo a absorção desses componentes no intestino delgado.
Por suas características físico-químicas, a lignina vegetal atua como um adsorvente, ou seja, contribuiu para eliminação de microorganismos. Desse modo, ajuda a manter o equilíbrio da flora microbiana intestinal, evitando um super crescimento bacteriano.
Por outro lado, ela atua como substrato energético da mucosa colônica, contribuindo para um melhor funcionamento intestinal e evitando a passagem de germes aos órgãos internos e à circulação sistêmica.
Amido resistente (AR)
O amido que ingerimos nem sempre é completamente digerido e absorvido no intestino delgado. Uma parte do amido de certos alimentos resiste à digestão enzimática e, ao atingir o intestino grosso, é hidrolisado parcialmente pela microflora. Nessas circunstâncias, denomina-se amido resistente. O AR é encontrado em alimentos cozidos, resfriados e processados, mas ocorre também in natura em alguns alimentos crus. Apresenta efeitos benéficos ao metabolismo intestinal, lipídico e glicídico, principalmente no transporte glicêmico e na microbiota colônica.
Em resumo
* Retem água nas fezes, aumentando a fluidez fecal;
* Aumentam o volume e o peso das fezes;
* Favorecem a peristalse dos intestinos;
* Reduzem o tempo de trânsito das fezes;
* Aumentam o número de evacuações;
* Reduzem a pressão interna; e
* Em excesso, podem aumentar a excreção de zinco, cálcio, magnésio, fósforo e ferro.