![](http://linhacaschaeffer.com.br/upload/site_blogpost/7.jpg)
O Cultivo da Linhaça no Brasil e no Mundo
Por volta de 1550 a cultura do linho foi trazida para os campos do Sul do Brasil, através da tradição de seus colonizadores russos, ucranianos, poloneses, alemães e italianos, que já lidavam com essa cultura em seus países de origem. O cultivo foi introduzido pelos jesuítas espanhóis, quando a Região das Missões (RS) ainda era território espanhol. Em meados do século XX, o cultivo do linho ocorria nas mais diversas regiões do Rio Grande do Sul: no Sul (região de Pelotas), no sudoeste (região de Santana do Livramento) e também na serra do nordeste (região de Veranópolis e seu entorno), sendo na época também aproveitada para obtenção da fibra para tecidos.
Os quatro maiores produtores mundiais são o Canadá, os Estados Unidos, a Índia e a China, seguidos por Ucrânia, Rússia, Bélgica, França e Alemanha. Na América do Sul, destacam-se a Argentina e o Brasil. Até o ano de 2005, havia somente a produção de linhaça marrom no Brasil, mas no ano de 2006 ocorreu a primeira produção de 100 toneladas de linhaça dourada, variedade trazida do Canadá especialmente pelo SCHAEFFER ?"LEOS VEGETAIS. Desde então, a produção e o consumo dessa variedade aumentou ao longo dos anos, mesmo que os níveis nutricionais e benefícios sejam muito semelhantes ao da linhaça marrom.
Com isso finalizamos um pouco da rica história dessa planta e na próxima atualização falaremos a respeito do aproveitamento e dos subprodutos feitos a partir dela.